domingo, 17 de maio de 2015

Insana: Meu Mês de Loucura - Susannah Cahalan

"Tem alguma coisa errada comigo. É assim que as pessoas loucas agem."

Editora: Belas-Letras
Escritora: Susannah Cahalan
Ano: 2015
Páginas: 300
Nota: 4/5

Supostas picadas de percevejos, mal estar, cansaço, dormência no corpo, distração frequente, insônia, esquecimento, ações paranoicas, alucinações, convulsões...
Exames com resultados normais, muitas consultas e nenhum médico conseguia encontrar um diagnóstico para esses sintomas.
Esse poderia ser um caso de algum dos episódios do seriado M.D. House. Poderia, mas não é! Esse é um caso verdadeiro. É a história de Susannah Cahalan, que de um dia para outro teve a sua vida transformada em uma verdadeira loucura. 
Insana - Meu Mês de Loucura, é um livro baseado na reportagem "Meu misterioso mês perdido de loucura", ambos escritos pela própria Susannah, na  qual nos relata todo o seu drama vivido.

Susannah Cahalan, é uma jovem e promissora jornalista de um dos jornais mais respeitados de Nova York. Ela vive se dedicando ao seu trabalho e sua brilhante carreira. Divide um minúsculo apartamento com uma amiga e sua gata de estimação.
Em um certo dia, ao acordar, Susannah, encontra dois pontinhos vermelhos em seu braço esquerdo. Como a cidade de Nova York estava pavorosa por causa de infestações de percevejos, ela passa a acreditar que tais picadas teriam sido causadas por eles e que o seu apartamento estava sofrendo dessa infestação. Cismada, ela chama um exterminador de insetos para dedetizar, mesmo após ele vasculhar e não encontrar nenhum indício de percevejo no apartamento. Esse foi o primeiro sinal do problema de saúde de Susannah. O primeiro de muitos.
Logo apareciam os outros sintomas. Dor de cabeça, dormência nos membros do corpo e sensação de estar gripada. Aconselhada, Cahalan, procura um médico e realiza alguns exames. Porém, os resultados não constatam nada de alarmante.
Infelizmente com o passar dos dias Susannah não melhora, ao contrário, cada vez mais aparecem sintomas novos e piores. Ações paranoicas, insônia, alucinações, convulsões...
Visitas a médicos e vários exames passam a ser frequentes na rotina de Susannah, que acabou se afastando do trabalho para se recuperar de uma doença que nenhum exame ou médico conseguia diagnosticar.
Até que um dia, depois de uma longa noite de surtos, os pais de Cahalan chegam a uma conclusão: Ela precisava ser internada em um hospital. Susannah é levada para o andar de monitoramento EEG 24 horas do hospital NYU e começaria ali o seu mês de loucura.
Susannah Cahalan, escreveu esse livro com uma infinidade de detalhes que impressiona, relatando muito bem o período de horror pelo qual passou e que a transformou completamente. Sem poder contar com a sua memória para escrever, já que ela pouco se lembra do que aconteceu nesse período, Susannah utiliza-se dos próprios rascunhos que fez na fase em que esteve doente, bem como, os relatos dos médicos, da sua família, do seu namorado e dos documentos e vídeos do hospital.
Insana - Meu Mês de Loucura, nos relata a luta de uma jovem e promissora jornalista contra uma doença rara, completamente desconhecida até então. Através desse incrível drama psicológico, somos levados à conhecer os misteriosos e espantosos caminhos do nosso próprio cérebro. Livro mais que indicado, leia e se impressione com essa extraordinária história que em breve ganhará as telonas.
Siiiiiim, Insana terá adaptação para o cinema! As gravações já estão previstas para começar e contará com a atriz Dakota Fanning, interpretando o papel de Susannah Cahalan e Will Poulter, como o namorado de Susannah no filme. A direção ficará a cargo de Gerard Barrett e a produção será de Charlize Theron.

Espero que tenham gostado!

Mariana M.

21 comentários:

  1. Oi Mariana, tudo bem?
    Adorei essa dica de leitura. Nunca vi nada relacionado a este livro e sua resenha me deixou mega curiosa. Que doença será essa??? Como acadêmica de Biomedicina fiquei ainda mais curiosa! rsrs
    Adorei!! Dica anotada :D
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, não curti muito a capa mas o enredo é muuuuito interessante!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mariana, que história incrível. A sua resenha me prendeu do início ao fim. Estou curiosíssima para saber o "pós" doença. Vou ficar ligadinha para assistir ao filme também.

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro ler ficção, mas desde que li uma resenha desse livro que me interessei por ele. A história deve ser muito boa. Não sabia sobre o filme, espero que fique bom.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oii, nossa que livro profundo, não conhecia, mas fiquei mega curiosa com a história. Ótima resenha, beijos!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. A Dakota via fazer??? Vai arrebentar então! Eu fã falando! Achei o enredo bem interessante e profundo! Espero conseguir ler em breve pois parece uma obra que vale a pena ser lida! Parabéns pela resenha! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-suspeitos-robert-crais.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia o livro mas me interessei, e muito!
    Ps: Achei a capa maravilhosa!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Meu Deus, nunca tinha ouvido falar de nada parecido e nem sabia da existência desse livro, mas eu gostei da premissa e estou curiosa pra ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem??? Morro de vontade de ler esse livro, pois esse tipo de tema me encanta e me instiga muito. Mas diga uma coisa: no livro é revelado o que ela tinha ou continua um mistério???
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, coitada dessa moça. Deve ter sido um período terrível para ela e para quem estava ao redor.
    Parece ser uma obra que realmente paz pensar muito depois de lida.
    Dakota Fanning no filme!? Com certeza será ótimo!
    Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii :)
    Ótima resenha ♥
    Já conhecia o livro, mas é a primeira resenha que leio e parece ser um livro instigante. Pena que não faz muito meu estilo de leitura!!

    Beeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mariana!
    Eu fiquei interessado pelo livro. Parece ser muito profundo e instigante. É algo bastante preocupante porque só ao ler a resenha, fiquei me questionando qual seria a doença que acometeu ela.
    Com toda certeza quero ler esse livro em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que história forte.
    Nos faz refletir o quanto o ser humano é frágil e vulnerável.
    Achei bem interessante e fiquei curiosa para saber mais!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu já vi resenhas positivas desse livro e tenho curiosidade de ler, apesar de ser baseado em fatos reais ele chamou muita atenção, será que no livro revela o nome da doença dela fiquei curiosa. Ela deve ter sofrido muito.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Mariana!
    =O
    Não conhecia esse livro! Fiquei curiosa com a trama, e ainda mais por saber que terá uma adaptação no cinema \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que enredo! Adorei a resenha, principalmente que vai chegar as telonas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Mariana!
    Não conhecia esse livro nem a história da Susannah, mas, nossa! Que apuro que ela passou! Acho que eu iria ficar tensa durante o livro inteiro, pensando nela!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. MDS, estou no chão com esse livro. Eu ainda não conhecia ele, mas me deixou extremamente com vontade de ler, acho que o pelo fato de ser baseado em fatos reais isso me deixou muito curiosa. Já anotei para comprar, *O*

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi! O livro já me conquistou de cara, em primeiro lugar porque só de ouvir a palavra "jornalista" já quero ele na minha estante, e ainda o fato de ser uma história real me deixou louca! Adorei a resenha, Mari!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  20. Oie Mariana! :D
    Eu quero muito ler esse livro, mas tenho um receio ao mesmo tempo, não costumo ler livros que contam histórias reais e mais desse tipo... O.O
    Mas vou criar corage e vou ler!

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mariana!
    Não conhecia o livro. Que história impressionante! Fiquei bem curiosa para ler o relato da autora.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang