sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Belo Horizonte: a cidade que conquista!


Depois de passar uma longa temporada no encantador frio da Finlândia, preparem as malas com pouca roupa de frio galera, porque a "Viagem Literária" de hoje vai esquentar. Partimos da Finlândia com destino a Belo Horizonte, Brasil.

Ok, vamos conhecer a cidade de pessoas muito especiais como as escritoras Marina Carvalho e Paula Pimenta, que além de morarem na capital mineira, emprestaram a cidade natal delas para ilustrar as aventuras de seus personagens, Ana Carina Bernardes Markov, do livro Simplesmente Ana, Marina Carvalho e de toda a turma de Estefânia Castelino Belluz, a Fani, da série de livros Fazendo Meu Filme, escrito por Paula Pimenta.
   
Apertem bem os cintos que a viagem vai começar...

Belo Horizonte conhecida carinhosamente como BH, é a capital do estado de Minas Gerais e tem uma população de 2 375 444 habitantes (IBGE 2010), sendo a sexta cidade mais populosa do país. É conhecida como a "capital nacional do boteco", pelo fato de existir mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil. 

Shopping Centers - Em Belo Horizonte existe uma quantidade enorme, mas hoje vamos dar destaque a três deles. Quem leu os livros da série Fazendo Meu Filme, deve bem lembrar o quanto a Fani adora frequentar o cinema, portanto a garota está sempre em um shopping, seja no Shopping Pátio Savassi, que fica perto da casa dela ou no BH Shopping. Temos também o Shopping Diamond Mall, que acaba sendo o local de um encontro que mudará a vida da Fani.

Praça Carlos Chagas - Conhecida popularmente como "Praça da Assembleia", ela está localizada no bairro Santo Agostinho. Com uma área de 33.700 metros quadrados é considerada a segunda maior da cidade, perdendo apenas para a Praça do Papa.

A Praça da Assembleia abriga a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (daí o seu apelido), encontra-se lá também estátuas de três figuras importantes para o estado de Minas Gerais: Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Teotônio Vilela. Em seu espaço além dos jardins e um delicado coreto, encontramos a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A Praça conta com uma ampla área equipada com playground e pista para caminhada e é esse o local onde temos o reencontro dos personagens Ana e Alex, do livro Simplesmente Ana. (pausa para respirar).

Mineirão - O Estádio Governador Magalhães Pinto, o "Mineirão", é um estádio de futebol inaugurado em 1965 e com a escolha do Brasil como país-sede da Copa de 2014, sofreu algumas modernizações, teve a sua capacidade reduzida para 64 mil lugares e será palco de grandes lances. Se você é fã de futebol, não pode deixar de visitar o estádio.
  
Mineirinho - Inaugurado em 1980, o estádio Jornalista Felippe Drummond é conhecido como "Mineirinho" por localizar-se ao lado do Estádio do Mineirão. Ele é o maior ginásio poliesportivo da América do Sul, a sua capacidade é para 25 mil pessoas.

Toda Quinta-feira e todo Domingo é realizada uma feira de artesanatos na área externa do ginásio. A feirinha do Mineirinho, como é conhecida, virou um marco postal da cidade.

Lagoa da Pampulha - É o cartão postal de Belo Horizonte. A lagoa artificial construída na década de 1940 durante a gestão de Juscelino Kubitschek, recebeu em seu entorno um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.

Faz parte do complexo: A Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. A orla concentra o ginásio do Mineirinho, o Mineirão e o Jardim Zoológico.

Com 18 quilômetros de extensão,  a Lagoa da Pampulha é o local ideal para várias atividades como caminhada, ciclismo e até mesmo competições internacionais como a Volta Internacional da Pampulh
BH é simplesmente maravilhosa, espero que tenham gostado dessa nossa "Viagem Literária". E como diz no site da Prefeitura da cidade, Belo Horizonte: a cidade que conquista!

Até o nosso próximo destino!

 Mariana

Referências:
Wikipedia 

3 comentários:

  1. Ah, que legal falar um pouco de BH. Sinceramente, as pessoas só tem olhos para RJ e SP. Oh, Belo Horizonte! amo ser mineira, uai! (:
    os shoppings tem vários mesmo, inclusive estão construindo um pertinho de onde moro, no total serão dois perto de casa. Ah o Mineirão... é lindo demais! já fui nele num jogo da copa das confederações, foi muito bom! Espero poder ir num jogo do meu timão, o Cruzeiro! ♥♥
    Apesar de passar sempre na lagoa da pampulha, nunca fui na Igrejinha. :(
    Enfim, Bh tem tantas coisas legais, tantas coisas que é interessante mostrar mas que deixaria o post enorme!
    Enfim, amei. E já que Minas não tem mar, eu vou pro bar! ♪ :P

    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post :)

    Beijos
    www.penteadeiradasdivas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aumentou ainda mais a vontade de viajar e conhecer belos lugares como esse...

    - Beijs e tenha uma linda semana flor ;D
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang