quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Palácio de Inverno - John Boyne

" - Quero que você saiba... Quero que você saiba que, se quiser, pode ser meu irmão. Desde que você me deixe ser seu irmão."

Editora: Companhia das Letras
Autor: John Boyne
Ano: 2010
Páginas: 456
Nota: 5/5

Sinopse: Na primeira vez em que alterou o curso da história, em 1915, o então jovem camponês russo Geórgui Jachmenev conseguiu impedir um atentado à vida do grão duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar. Esse involuntário ato de bravura acaba por assegurar a Geórgui um lugar de honra na corte de Nicolau II, que o nomeia guarda-costas pessoal de seu filho, o também adolescente Alexei Romanov.
Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da biblioteca do Museu Britânico, o octogenário Jachmenev, enquanto vela pela saúde de sua esposa Zoia, que vive os últimos estágios de um câncer devastador, deixa a memória flutuar, recordando aleatoriamente os fatos de sua vida, grande parte deles ligados diretamente a eventos históricos que transformaram o século XX.

Eu sempre gostei muito de livros históricos. Quer dizer, eu sempre gostei muito da história e de tudo o que ela representa não só no passado, como também no presente. E uma das épocas que eu mais gosto é, sem dúvidas, o desenrolar da Revolução Russa.

"O Palácio de Inverno", escrito por John Boyne e publicado pela editora Companhia das Letras, se encaixa perfeitamente ao meu gosto! Um livro tocante e realmente muito lindo.

Geórgui Jachmenev é um garoto que, aos dezesseis anos de idade, acaba salvando a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do então czar Nicolau II. Tal feito faz com que o menino seja nomeado, em um gesto de agradecimento pelo seu ato de bravura, como guarda-costas do filho do czar, Alexei, o futuro czar da Rússia.

A partir de então, Geógui se vê em uma nova vida, uma vida cercado de luxos e de grandes responsabilidades. Era um novo caminho para Geórgui, um caminho que o levava cada vez mais pra longe da família e mais perto de um mundo que ele nunca imaginara fazer parte. 

Só que os tempos que antecedem a Revolução Russa são de muita agitação e temor para a família imperial. O czar e sua família lutam para que o domínio da Rússia continue sob seus comandos, porém não será uma tarefa fácil já que a miséria era o atual cenário, o que aumentava a insatisfação de todos.

Além de acompanhar toda a trajetória que unia Geórgui e a família imperial, o livro ainda conta com um romance muito lindo e apaixonante. O estilo romance impossível que nos faz cruzar os dedos por um final feliz!

O livro traz os momentos atuais de Geórgui e as suas memória sobre a época que, definitivamente, mais marcou sua vida.

Eu adorei o livro! Os acontecimentos fluem tão bem que as 453 páginas parecem poucas perto de tudo o que acontece.
Com toda a certeza, recomendo e recomendo!

Espero que tenham gostado!

xoxo

Gabriela Marques

0 comentários:

Postar um comentário

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang