segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Se eu ficar - Gayle Forman

"Se você ficar, vou fazer tudo o que você quiser."

Editora: Novo Conceito
Escritora: Gayle Forman
Ano: 2014
Páginas: 224
Nota: 3/5

Criar expectativa é uma droga! Por Deus, estava tão ansiosa por "Se eu ficar" que não via a hora de pegá-lo para ler. Depois de muitos e muitos comentários dizendo que o livro era belíssimo e emocionante, estava realmente crente de que iria amá-lo. Às vezes o melhor a se fazer é ir sem qualquer tipo de expectativa e se surpreender, tem sensação mais gostosa do que essa? 

A história começa com Mia em casa com a família. Por conta da forte neve na cidade, houve o cancelamento das aulas e todos estavam presos em casa. Mas, com o passar das horas, a neve não se mostrou tão forte assim e logo o pai de Mia tem a ideia de todos irem aproveitar o dia e passear. 

O passeio de carro se mostra divertido em meio a briga por qual música escolher para ouvir durante o percurso e o que Mia realmente queria era parar na estação de músicas clássicas, sua grande paixão. Tudo muda num piscar de olhos e somos apresentados a um grave acidente de carro. A partir daí, assumimos a visão de desespero da Mia... seus pais, irmão, socorro médico e muitas vozes dizendo o quão grave tinha sido o acidente. O mais impressionante de tudo? Mia se via sendo levada para a ambulância rumo ao hospital, ela assistia a cena toda como uma expectadora e não como uma vítima e ninguém ouvia ou a via andando por lá.
Mia está em coma.. ela está entre a vida e a morte e consegue ver tudo o que se passa em sua volta. No hospital, descobre que perdeu toda a sua família no acidente.. Seu avô e avó, Adam e sua melhor amiga, Kim, não desistem dela mesmo quando tudo parece culminar para que Mia também se vá. 

Mas ficar ou partir só dependerá de Mia.. partir seria mais fácil? Ou ela deveria ficar e viver uma vida sem as pessoas que mais amava? Qual será a sua escolha?

Ao longo das páginas vemos acontecimentos anteriores ao acidente, como o dia em que Mia conheceu e se apaixonou por Adam, seu amor pelo violoncelo e diversos outros momentos de sua vida.

Não serei categórica ao dizer: nossa, que livro ruim! Não, ele está longe de ser ruim, porém não consegui me prender na história (juro, eu tentei muito). As páginas ficaram pesadas e não via a hora de terminar a leitura. Eu realmente acho que o livro tem uma história emocionante! Comecei a leitura bem empolgada e não sei mesmo aonde foi que o livro se perdeu para mim. Talvez a culpa seja mesmo dessa tal "expectativa".
Como "Se eu ficar" é um livro bem contraditório, ou seja, muitas pessoas gostaram e outras não, aconselho a leitura. Você não vai perder nada lendo e ainda tem a chance de conhecer uma nova história e, claro, talvez gostar dela.

Espero que tenham gostado!

xoxo

Gabi Marques

Facebook / Instagram / Twitter

17 comentários:

  1. deve ser lindooo! http://iimagineunicorns.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi, tudo bem?
    Sou louca pra ler esse livro e assistir ao filme.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi.
    Eu também não consegui me envolver completamente nessa história e por conta disse acabei protelando a leitura da continuação.
    Na minha opinião quem salvou essa história e minha leitura foi Kim e Adam.
    E sim, leitura é coisa muito pessoal, cada um deve ler e tirar as próprias conclusões.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu estou LOUCA pra ler *-*
    É horrivel ler livros que não nos fazem viajar na história, mas vou ler e ver o que acho, só pela curiosidade mesmo,rs.
    Foi bom ler o post!
    www.ela-sabe.com

    ResponderExcluir
  5. Já vi resenhas positivas e outras negativas sobre esse livro. Ganhei ele do meu namorado mas ainda não li. Espero ler em breve para tirar minha própria conclusão. Minhas amigas adoraram esse livro, estou realmente curiosa!
    Feliz ano novo!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ultimamente estou lendo bastante resenhas positivas sobre esse livro, mas que pena que não foi tão bom assim para vc, às vezes isso acontece, simplesmente não conseguimos nos prender à leitura, aconteceu isso comigo na última série que tentei ler.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme e fiquei nesta mesma expectativa !
    Me decepcionei com o final, porém ele nos envolve ao decorrer das cenas, e daí pensamos que o final será O FINAL, kkkk
    Só que aí não é ! :'(
    Maaaaas ....kkkk
    Beijos, amei a resenha, bem sincera !

    www.modernaamodaantiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ok! Tenho que ler.. pois já estou me sentindo um peixinho fora da água... TODOS leram esse livro RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Realmente, criar expectativas é uma droga, rs, às vezes deixo passar um tempão antes de encarar um livro modinha. Mas Se eu ficar é um livro que não me atrai mais. Queria muito ler antes de ver o filme, mas achei a Mia muito chata no filme, então me imaginei que seria pior no livro.
    É bom ver uma resenha de alguém que não gostou, porque só vejo elogios e me sentia uma cruel, por me recusar a ler o livro baseado no filme,r s
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem, uma pena você não ter se envolvido tanto na leitura desse livro. Eu gostei bastante dele, não me emocionei, mas gostei muito e o final me deixou super curiosa pra continuação. Acho que vale à pena mesmo a leitura, mas sem grandes expectativas.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabi!
    Poxa, que pena que o livro te decepcionou :/ Mas expectativa e decepção andam de mãos dadas mesmo. Aprendi a não criar tanta expectativa e deixar a febre passar, caso contrário...

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Também gosto d eme surpreender, por que esperar demais as vezes pode nos decepcionar. Gostei da resenha, o livro parece bom, mas a opinião das pessoas são realmente diferentes, por isso é bom não criar expectativas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    O blog estar super bonito! Parabéns!
    Bom, estou em dúvida se lerei este livro, porque são tantas opiniões que acabo na divisão delas. Mas espero ouvir seu conselho srs

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. adorei seu comentário sobre o livro.
    estou louca para ler, mais vou deixar um pouco minhas expectativas de lado para mim não acabar me arrependendo rs
    um super beijo
    - http://mayumeyshikawa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei da história desse livro, já está na minha lista de desejos de 2015, é o tipo de história que gosto e como disse não vou perder nada em ler, obrigada pela dica.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Gabi.
    Não é só você. A Natalia lá do blog também começou a leitura cheia de expectativas e acabou terminando como você.
    A premissa do livro é bem interessante, pelo que já li até agora, mas acredito que não seja tão "emocionante", sabe? Mas para eu tirar minhas próprias conclusões, só lendo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu ainda não li Se Eu Ficar, e confesso que quando o filme ia entrar no cinema eu fiquei com a expectativa bem alta em relação ao livro. Muitos amaram e outros assim como vc acabaram não achando aquele coisa toda. Eu espero ler, e não me decepcionar muito, mas confesso que a minha expectativa já abaixou um pouquinho, acho que é o medo de me decepcionar. :)
    Ficou ótima a resenha!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang