sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

" - E lembre-se disso: não posso apostar, mas se pudesse, minhas fichas iriam todas pra você ".

Editora: Rocco
Escritora: Suzanne Collins
Ano: 2011
Páginas: 397
Nota: 5/5

Quando comecei a ler "Jogos Vorazes" já tinha visto ao filme e talvez por isso eu não tenha ficado tão surpresa com alguns acontecimentos do livro. Só que uma coisa é fato: A história é muito boa e não tem como não gostar desse mundo criado por Suzanne Collins. A história te prende desde o início e te faz querer cada vez mais!

O livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde a América do Norte foi substituída por um país chamado Panem. Esse país é formado por 12 distritos e governado pela Capital, que é sustentada pelos recursos de cada distrito. No passado, ocorreu um levante dos distritos contra a Capital e o resultado de tal embate foi a criação de um tratado que teria como objetivo lembrar a todos os distritos que esses dias nunca deveriam ter acontecido. E é nesse contexto que surgiu os Jogos Vorazes.. uma punição em que cada distrito deve fornecer anualmente um garoto e uma garota para lutarem nos Jogos Vorazes. Assim, todo ano é realizada um sorteio de um garoto e uma garota de 12 a 18 anos e então são conhecidos os dois tributos que vão representar cada distrito na luta pela sobrevivência.

Katniss Everdeen vive no distrito 12, um dos distritos mais pobres de Panem. Ela passou por muitas dificuldade após a morte do pai. Sua mãe não aguentou a perda e acabou entrando em depressão, deixando Katniss e sua irmã praticamente sozinhas. Katniss então resolve assumir o controle da situação e passa a sustentar a família, trazendo comida e tudo o que elas precisam para se manterem vivas.

O dia da Colheita, conhecido como o dia em que são sorteados os nomes de cada tributo, chega. Katniss tem medo de ser escolhida, porém teme muito mais por Prim, sua irmã. As chances de Prim ser sorteada são mínimas, mas nunca se sabe o que o destino pode reservar. O nome da garota que será a tributo do distrito 12 é sorteado e é então que Katniss toma um choque ao escutar o nome de Prim. Ela não tem dúvidas e logo se oferece para ser tributo no lugar da irmã. Depois é escolhido o garoto que será o tributo, Peeta é o sorteado, justamente o garoto que a ajudou no passado.

Katniss e Peeta são levados à Capital para se prepararem para os Jogos. Lá eles são treinados pelos seus tutores, que dão dicas e buscam patrocinadores que irão ajuda-los quando os Jogos começarem. Lá eles também conhecem os tributos dos outros distritos, tributos que serão capazes de fazer de tudo para mata-los.

Não, Jogos Vorazes não é um livro simples. Ele é forte, violento e emocionante! Ele choca, é brutal, mas sempre na medida exata. Como eu disse no começo, ele prende e coloca cada leitor dentro da história. Você passa a viver junto com Katniss e Peeta, teme os outros competidores e se surpreende com o que a Capital pode fazer. Na arena dos Jogos, o país todo assiste ao programa e  torce pelos seus tributos.
  
Katniss não pretende ser mais uma marionete da Capital, assim como Peeta.. Mas será que algum deles irá sobreviver aos Jogos?

Que os Jogos Vorazes comecem!
E que a sorte esteja sempre a seu favor...

Espero que tenham gostado!

xoxo

Gabriela

26 comentários:

  1. Adorei, queria ter paciência pra ler livros. :(

    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao filme há um bom tempo já, mas nunca li o livro... Foi ótima a sua resenha para relembrar a história, pois pretendo assistir ao segundo filme em breve! ;)

    Beijos,
    Clá
    http://umagarotacarioca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi :)

    Já li toda a série de Jogos Vorazes em dias e adoroo, sou super fã e já garanti o meu ingresso para assistir Em Chamas dia 15 que aliás é o melhor livro da série para mim, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também li o livro após assistir ao filme, e não me impressionei tanto, mas adorei da mesma forma e me deu uma curiosidade maior para saber a continuação da trilogia, que por consequencia eu acabei devorando em uma semana ahahahah

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu blog !
    Ja li esse livro 2 vezes e estou lendo a continuação
    Parabéns pelo blog.
    Beijos Gabi
    http://impperfectgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Já li toda a trilogia e quero muito ver todos os filmes. rs

    Muito bom parabéns.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, quero muito ler Jogos Vorazessssss *----*

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ja ouvir falar do filme e do livro! É só que nunca vi e nem li

    pequena-priincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei vou ler esse livro com toda certe parabéns !!!!!

    http://conversandocomamika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aparenta ser mto legal :D amo livros!

    Visita meu blog e das minhas irmãs?

    http://WorldCCPM.blogspot.com.br/2013/11/look-do-dia-cropped-nozinho-short.html

    Curtam a FanPage: https://www.facebook.com/pages/WorldCCPM/344537332296209?fref=ts

    ResponderExcluir
  11. Ai ai eu adoreei a resenha ^^ Acredita que ja tentei ver o filme e nao consegui haha nem seei porque,mas talvez com o livro eu consiga,e vou tentar!!! Beijos e sucesso!!!
    http://falaabela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu adoro ler, eu estava como tu quando o li, inflismente primeiro vi o filme e só depois é que o li :( é pena né, estragou a emoção e segredos do livro mas agora que li o segundo vou já o ver ao cinema!
    adorei seu blog :)

    something-over.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu sempre quis ler Jogos Vorazes, por isso ainda não vi o filme... Eu gostei do fato do livro te "prender", o mundo criado por Suzanne, sem dúvidas, deve ser maravilhoso.

    Beijos
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amo Jogos Vorazes, só assisti o filme! Estou ansiosa pela continuação *-*
    http://just-dream-and-belive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa amei *_* quero ler também! Muito bom o post tudo bem explicado. Convido todas vocês para conhecerem meu blog! http://talytaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi flor...estou seguindo seu blog, pode retribuir?
    Vai adorar conhecer meu blog!!
    Tenha um lindo final de semana!
    Participe do Sorteio no meu blog com esmaltes da nova coleção da Avon e cuidado para suas unhas!
    Beijinhos
    Participe do Sorteio|Blog Jana Nogueira| Fanpage| Twitter| Youtube

    ResponderExcluir
  17. Que resenha mais legal!
    Gostei! Acho que nunca havia lido uma do livro, apesar de ter ouvido falar MUITO dele. Principalmente após o lançamento do filme e tudo mais.

    Dica anotada aqui.
    Um beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Gabi

    Tenho a trilogia e ainda não conseguir ler os livros D:
    Infelizmente a fila de leituras pendentes está gigantesca e tenho priorizado os de parceria. Adoro as resenhas que venho lendo e amo o filme, queria muito começar a ler antes de ver Em Chamas mais duvido muito. ;(
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Cintia
    The Nice Age
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho vontade de ler o livro mas sempre costumo adiar livros em que já vi o filme, pois sempre acho que não vão me surpreender. Apesar que não gostei nem um pouco do filme então espero gostar mais do livro!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amei a dica do livro... tenho uma lista imensa para ler, vou incluir esse na lista...
    Bjs
    http://mariaulhoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabriela.
    Eu não consigo me sentir atraída por Jogos Vorazes, não li nada da trilogia.
    Já assisti o filme, e também não achei grande coisa, enfim, quem sabe quando os livros se tornarem esquecido no tempo eu dê uma chance a leitura rsrsrs.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha!! Ainda não li o livro, mas amei o filme! Não vejo a hora de ver Em Chamas!!
    beijiin's

    Unhas Charmosas

    ResponderExcluir
  23. amo de paiao esse filme! e em 5 dias, estreia dele! coladissima! rsrs

    ResponderExcluir
  24. Não li o livro ainda só vi o filme, quero muito ver o 2! Beijos!

    Blog Milla's World | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
  25. Oi lindeza,
    Fico admirada com a quantidade de jovens lendo, adoro!!
    Leia mesmo, todo conhecimento vem através dos livros e da curiosidade!
    Terás muita sorte por isso!
    E muita criatividade.
    Mil beijos
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang