" Gostava de sentir o tempo passar. Embora não tivesse relógio ou por isso mesmo, gozava o grande tempo. Era supersônica de vida. Ninguém percebia que ela ultrapassava com sua existência a barreira do som. Para as pessoas outras ela não existia. "
Editora: Rocco
Escritora: Clarice Lispector
Escritora: Clarice Lispector
Páginas: 87
Ano: 5ª edição, 2003
Nota: 5/5
Ano: 5ª edição, 2003
Nota: 5/5
Hoje quero fazer a resenha de um clássico da literatura. Falar de Clarice Lispector é falar de uma das maiores escritores do mundo. Uma escritora que deu luz a personagens intensos e profundos, uma escritora que descreve tão bem sentimentos que a humanidade ainda tem dificuldade em sentir.
Segunda, dia 10/12, Clarice completaria 92 anos. Pelo destino ou não, a escritora morreu um dia antes de completar 57 anos. O Brasil e o mundo não conta com ela há 35 anos, mas o seu legado e a sua escrita tocante, estarão sempre presentes na história da literatura.
"A Hora da Estrela", de Clarice Lispector e publicado pela editora Rocco, é a minha obra preferida da escritora. Li ainda quando era bem mais nova, mas a profundidade do enredo permanece até hoje comigo.
O livro conta sobre a vida de Macabéa, uma nordestina inocente de 19 anos que veio morar no Rio de Janeiro e que se intitula como "datilógrafa". Um dia seu chefe avisa-lhe com certa brutalidade que só iria manter no emprego a sua amiga Glória, pois Macabéa errava demais na datilografia, além de sujar invariavelmente o papel. O que o surpreendeu foi a resposta da mesma, dizendo-lhe "Me desculpe o aborrecimento". Por dentro, Macabéa tinha medo de fazer ou perguntar certas coisas por não querer chatear ninguém, limitava-se a um mundo onde achava que as pessoas eram obrigadas a serem felizes e, portanto, ela deveria ser feliz daquela maneira. Macabéa contentava-se com a vida que vivia, era assim e tinha que ser assim. E isso bastava.
Todas as madrugadas Macabéa ligava o rádio e colocava na Rádio Relógio. Ela gostava de ouvir pois dava "hora certa e cultura" sem contar que os produtores "falavam palavras diferentes" e, por mais que não entendesse o significado delas e nem o que faria se soubesse, era bom ouvir.
No meio de uma chuva abundante, Macabéa encontra a primeira espécie de namorado de sua vida, Olímpico de Jesus. Em todas as suas conversas, Macabéa sempre se esquecia de falar de si mesma e o relacionamento dos dois ia seguindo e, bem, e só. Mas quando Olímpico viu Glória, amiga de Macabéa, viu que ela era diferente, tinha classe. Olímpico troca Macabéa por Glória. Não pense que Macabéa ficou triste ou coisa do tipo, ela continuou a viver como se nada havia perdido, ela simplesmente era assim.
Um dia, Glória por pena de ter roubado o namorado da amiga, diz-lhe para ir à cartomante para saber o que o destino reservava à Macabéa. E quando ela acredita que pode ter um futuro, ou melhor, aprende que existe esperança, Macabéa é surpreendida novamente pelo destino e, ao dar um passo para atravessar a rua, é atropelada por uma Mercedez Benz ouro.
"A Hora da Estrela" é um livro que a cada linha há uma reflexão dos sentimentos que existem nesse mundo e também de como a sociedade lida com o outro. De como a sociedade pode ser dura e cruel. O que fica é que não devemos mudar o que somos por algo ou por alguém, devemos ter esperança? devemos. Devemos ter sonhos? devemos. Devemos sonhar com um futuro melhor? Claro que sim!
Talvez a sua hora da estrela ainda não tenha chegado. Mas vai chegar, tenha certeza disso. Todos vamos encontrar a hora da nossa grandeza, a hora em que o mundo será tocado por algo único que existe em nós. Algo que iremos deixar para a eternidade e não tenho dúvidas de que Macabéa deixou sua marca.
Espero que tenham gostado!
xoxo
Gabriela Marques
xoxo
Gabriela Marques
Adorei esse post!
ResponderExcluirEm especial o fim dele. Todos nós somos estrelas, algumas de nós apenas ainda estão descobrindo sua grandeza aos poucos.
Clarice é diva! Rs....
Beijos
Pâmela Rodrigues
Liste & Realize
Facebook
Amei o post realmente a Clarice Lispector é uma das melhores escritoras do mundo!Adoro muito! Gostei demais de ver aqui nesse post falar sobre ela, beijinhos tenha uma linda noite *-*
ResponderExcluirNunca li um livro da Clarice, mas conheço ela de tanto falaram dela, haha. Adorei o post e o blog, estou seguindo de volta :)
ResponderExcluirBeijos,
http://nerdassumida.blogspot.com/
Nossa parece ser muiito boom!! Nunca li um livro da Clarice, mas de tanto as pessoas falarem dela.. rsrs'
ResponderExcluirSeguindo de voolta, obrigada pela visita lá no blog, fiquei super feliz!!
Beeijos ;3
besteirolls.blogspot.com.br
Li esse livro para um trabalho escolar e, apesar de não fazer o meu estilo, é bem profundo e surpreendente. Minha ideia sobre ele antes e depois de ler foram totalmente diferentes. O que mais me surpreendeu foi saber quando seria a "Hora da Estrela" hehe
ResponderExcluirBeijos
www.picturesandreams.blogspot.com
Eu Nunca li nem um livro da Clarice, adorei saber um pouco sobre ela!
ResponderExcluiresse livro(A Hora da Estrela)deve ser ótimo.
amei conhecer seu blog estou seguindo!
BEIJOS!
rarosej.blogspot.com.br
Adorei aqui, e principalmente este post sobre a Clarice Lispector. Esse livro ainda não li pois não achei onde comprar (ainda) mas pretendo ler. bj
ResponderExcluirescritor-a.blogspot.com.br
Adoro a Clarice, eu gosto ela escreve com sentimento e não por escrever show o livro
ResponderExcluirTem sorteio lá no blog flor
Beijos
inspiresenoamor.blogspot.com.br
Nunca li nenhum livro dela, mais parece ser bem legal né? Amei seu blog, é muito lindo, seguindo ele, segue de volta?
ResponderExcluirhttp://newsdayoff.blogspot.com.br/
Esse foi o único livro que li da Clarice, e gostei muito! Fiz uma resenha também, e percebi que enchergamos pontos diferentes no livro. Gostei muito da sua resenha =]
ResponderExcluirhelp-adolecentro.blogspot.com.br/
Ela era uma ótima escritora, que por sinal morreu bem nova. Seguindo aqui.♥
ResponderExcluirPiinkCookie.blogspot.com
Não conhecia o libro minha linda, me facina ver y leer la forma que nos pasa ela...
ResponderExcluirBeijosss
e fica con Dios!
Oieh linda, adorei o seu blog.
ResponderExcluirse puder dar uma visitinha no meu, eu irei adorar.
http://byjoycesantos.blogspot.com.br/
Bjãoo
Oi meninas, primeiro vim retribuir a visita la no meu cantinho, valeu o carinho. segundo.. amo ler e nao li ainda as obras de clarice, adorei o post super informativo. bjim e ja to seguindo aqui tbm. Renata
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei interessada em ler!! Amei o blog aqui, está lindíssimo!!
ResponderExcluirBeijos <3
www.stylistme.com
Adoroooooo Clarice!! Ela é demais!
ResponderExcluirSeu blog é lindo e já estou seguindo aqui.
Super Beijo,
Sah Errera
Blog Sabrina Errera
Adoro a Clarice...
ResponderExcluirhttp://maismodaemvc.blogspot.com.br
ja estou seguindo de volta!
os livros dela são ótimos!!!
ResponderExcluirhttp://juhhrabelo.blogspot.com.br/
Adooooooooooooooooooooooorei o teu blog guria, muito lindo, o design ta muito fofinho!! Seguindo :D
ResponderExcluirhttp://duunogueira.blogspot.com.br
Já seguindo, super amo a Clarice e respondendo ao seu comentário sou MUITO apaixonada pelo Ed Westwick também kkkkk' Beijos e novo post no ar.
ResponderExcluirhttp://angeldamoda.blogspot.com.br/
Costumo ver algumas frases da Clarice no Tumblr, e são lindas, um clássico. O livro parece ser bom !
ResponderExcluirAmei o blog, o conteúdo é ótimo, e o design muito fofo. Beijos ♥
fairiesdancing (.blogspot.com)
Li esse livro para um trabalho da escola. Gostei muito! Clarice consegue entrar no íntimo da personagem.
ResponderExcluirhttp://tears-inthedark.blogspot.com.br/
Eu também amo a Clarice.
ResponderExcluirA hora da estrela é dos meus livros favoritos.
Ótima resenha.
lindoo ,simplesmente magnífico esse livro ,
ResponderExcluirsimplesmente perfeita <3
ResponderExcluir