terça-feira, 31 de julho de 2012

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

" O ser humano não tem um coração como o meu. O coração humano é uma linha, ao passo que o meu é um círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa. A consequência disso é que estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejo sua feiura e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas. Mas eles têm uma coisa que eu invejo. Que mais não seja, os humanos têm o bom senso de morrer. "
Editora: Intrínseca
Escritor: Markus Zusak
Páginas: 499
Ano: 2007 
Nota: 5/5

"A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak e publicado pela editora Intrínseca é daqueles livros que vai fazer você chorar ou chegar bem perto disso. E foi realmente o que aconteceu comigo!

O livro conta a história de Liesel Meminger, uma menina com quem a Morte encontrou por três vezes entre os anos de 1939 a 1943, época da 2ª Guerra Mundial, e todo o enredo é contado por esse estranho ser, a Morte.

Liesel é filha de uma mãe comunista, perseguida pelo Nazismo, ela decide enviar a menina e o irmão para serem adotados pelo casal Hans e Rosa Hubermann, que moram no subúrbio de Molching, cidade próxima a Munique.

No caminho para a nova vida, o irmão de Liesel morre e dá-se então o momento em que a Morte encontra a garota pela primeira vez. O coveiro, ao enterrar o menino, deixa cair um livro na neve, “Manual do Coveiro”, este é o primeiro de uma série de livros que Liesel Meminger roubaria durante os anos seguintes.

Quando chega à Rua Himmel, onde fica a casa em que moraria, a garota é recebida pela mãe adotiva, Rosa Hubermann, - uma mulher que gosta de irritar as pessoas e que ajuda no orçamento da casa, lavando e passando roupas de cinco famílias -, e também pelo pai adotivo Hans, um pintor simples e que a ensinaria algo que mudaria sua vida completamente: LER.

É na Rua Himmel que Liesel conhece Rudy Steiner, o garoto que seria para ela seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve. (Rudy é fofo, e possivelmente, assim como eu, você vai torcer muito para dois ficarem juntos.) 

Com Rudy, Liesel irá passar por várias aventuras, como roubar livros, já que sua admiração pela literatura aumentava cada dia mais e a família não tinha dinheiro para comprá-los.

A história é cheia de personagens encantadores e que são impossíveis de serem esquecidos, como Ilsa Hermann, a esposa do prefeito da cidade, que é proprietária de uma casa com uma biblioteca incrível, o mundo novo e mágico que a pequena Liesel acabará descobrindo.

Temos também o Max Vanderburg, o judeu que o pai de Liesel abrigará no porão de sua casa e que torna-se um grande amigo de Liesel, o amigo quase invisível que a menina não podia falar pra ninguém.

O terceiro encontro que a Morte tem com Liesel é o ápice da história, posso apenas dizer que a menina será salva pelas palavras, pela história da própria vida.

A Menina que Roubava Livros nos mostra, com uma visão interessante e diferente, o Nazismo e a 2ª Guerra Mundial: A visão da morte!

Ao ler esse livro senti algo que não havia sentido com nenhum outro antes, um aperto tão grande no coração e outros sentimentos que não consigo e talvez nunca consiga explicar.  Ele é incrível, adorável, triste... surpreendente!

Leia, e descubra quais os sentimentos que A Menina que Roubava Livros pode fazer você sentir.

Antes, aconselho vocês... 
Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler!


Espero que tenham gostado!

Mariana Marques

8 comentários:

  1. Acabei de reler ele hoje, é um dos meus livros preferidos ♥ tão, tão lindo.
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Deve ter bem uns 5 anos que li esse livro e simplismente amei!

    A resenha ficou ótima!
    Bj


    ResponderExcluir
  3. Estou tão ansiosa para ler esse livro! Adorei sua resenha e espero gostar tanto do livro quanto você ;D Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me facinou completamente. É o livro mais lindo que já li. s2 não tenho nem palavras para elogiar esse livro ele é só perfeito!!

    ResponderExcluir
  5. Queria muito reler, só que online, sem precisar baixar. Alguém indica algum site? Ah! Esse livro é ótimo! Recomendo ler!

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang